Viver Vegano

Alimentação Vegetariana: Tudo o que você precisa saber para começar!​

O que você precisa saber antes de se tornar vegetariano.

Alimentação vegetariana salada

Alimentação Vegetariana: Tudo o que você precisa saber para começar!​

Nota dos Leitores:
4.7/5

Se você está começando agora a pesquisar um pouco sobre alimentação vegetariana, quais são os primeiros passos que as pessoas devem seguir e o que precisam saber antes de se tornar vegetariano, veio ao lugar certo.

Nesse artigo, iremos te explicar um pouco mais sobre como começar, fazendo tudo da maneira correta e esclarecer suas dúvidas.

Sabemos que nesse momento de mudança, temos muita insegurança, e questionamentos, sobre se realmente a alimentação vegetariana é algo possível de se conseguir, como vai fazer para seguir sem se arriscar ou fazer mal para o seu corpo, entre outras diversas dúvidas.

Barreiras a serem Superadas

Um mito muito importante de ser esclarecido é o fato de que uma pessoa, por ser vegetariana, acaba tendo mais gastos financeiros, pois os alimentos mais saudáveis e naturais costumam ser muito caros.

E, além disso, outro pensamento bem frequente de quem está começando, é de como fazer pra não ficar sem os nutrientes necessários para o corpo, tendo assim, um regime alimentar vegetariano equilibrado.

Pode parecer que é difícil a princípio, porque tem muitas informações a respeito da alimentação vegetariana e é um setor em crescimento constante, mas, mesmo assim, é algo que você com certeza pode aprender aos poucos, aplicando gradualmente, melhorando a sua alimentação e contribuindo com o meio ambiente.

A maioria de nós foi criada dentro de uma cultura alimentar que é baseada na ingestão da carne de origem animal, seja ela vermelha ou branca, como boi, frango, porco, peixe, entre outros

O vegetarianismo é uma escolha, uma forma de viver. É um modo onde você abdica de algo que não é essencial para o seu bem estar, e qualidade de vida, e passa a escolher uma opção que é totalmente possível, agradando, assim, o meio ambiente e os seres vivos. 

Desta forma, o importante é que a decisão de parar de ingerir esses produtos, e começar a seguir a alimentação vegetariana, ou seja, sem o consumo de carne animal, venha de você. 

Afinal, é um processo que consiste principalmente em adaptação, onde você precisará acostumar o seu corpo aos novos hábitos alimentares que vai seguir.

Sendo assim, não adianta começar se não for algo que você está verdadeiramente decidido a fazer e seguir a dieta corretamente. Como dizem por aí, a verdadeira motivação precisa vir de dentro pra fora, ou então, as chances de você persistir e se esforçar são muito menores.

Muitas pessoas pensam em serem vegetarianas, devido aos benefícios que esse tipo de alimentação pode proporcionar para o seu corpo, ao meio ambiente e aos seres vivos. Mesmo assim, ainda falta muita orientação de como fazer isso. 

Além disso, é essencial manter a força de vontade, seguir a dieta à risca, pois só assim seu corpo vai se adaptar a alimentação vegetariana, e parar de sentir a necessidade, ou o costume, de se alimentar com carne de origem animal.

Como começar

Toda vez que precisamos nos acostumar com algo novo, não é fácil. E com a alimentação vegetariana não será diferente.

Nosso corpo funciona de acordo com aquilo que o acostumamos a fazer. Por exemplo, se você nunca pratica esportes e precisa ir em algum lugar andando, provavelmente ficará cansado. Já uma pessoa que sempre se exercita com frequência, dificilmente ficará assim.

O mesmo acontece com a nossa alimentação, a partir do momento que você sempre se alimenta de carne, sente que ela é necessária e que ficar sem ela pode lhe deixar sem proteína e ser prejudicial.

Mas isso não é verdade, mesmo sendo vegetariano você pode ter todos os nutrientes necessários para o seu corpo e ficar ainda mais saudável que antes.

Tudo isso são apenas dificuldades e empecilhos que nós colocamos sobre a alimentação vegetariana, assim, ficamos acomodados sem mudar nada, mesmo que seja algo totalmente possível.

Afinal, todas essas opiniões formadas vêm dos costumes que temos e do nosso psicológico, basta mudá-los e se adaptar a esse novo modo de alimentação.

Isso porque ser vegetariano não é só parar de se alimentar de carne vermelha, mas sim mudar seu estilo de vida por completo.

Afinal, como diz Leonardo da Vinci:

“Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassinato de um homem.”

Por mais que, a princípio, seja uma transição difícil, você pode tentar algumas opções no início, como, por exemplo, o jejum intermitente, que orienta a não consumir alimentos por um período de tempo, mas isso é assunto para outro artigo.

Vantagens

Seguem abaixo algumas das principais vantagens que você irá adquirir ao se tornar vegetariano:

  • Consumir mais alimentos naturais, que trazem todos os nutrientes necessários e deixam o corpo e a mente mais fortes e saudáveis.
  • Combater a exploração animal, seja aquela feita para a obtenção de alimentos oriundos da carne, para a obtenção de peças como roupas e tapetes, e também a exploração de animais utilizados em laboratório, para testes de produtos.
  • Maior consciência em relação aos prejuízos, poluição e abuso animal, causados pela prática da pecuária.

Uma certeza que eu tenho, é que depois que você de fato conseguir se adaptar a alimentação vegetariana, não vai mais querer voltar a ser como antes!

Sobre o Curso: Alimentação Vegetariana – Da Teoria à Prática

Aqui no Viver Vegano, temos parceria com um curso online, que te ensina tudo o que é necessário para você conseguir se adaptar a alimentação vegetariana.

E o melhor de tudo, é um curso completo, que inclui aulas e videoaulas, e você pode acessar tudo isso online, no seu tempo e sem precisar sair do conforto da sua casa!

O material inclui também um cardápio semanal com várias opções de refeições, que vem acompanhado com 21 receitas 100% a base de vegetais. Tudo isso para que você tenha diversas opções e possa variá-las durante a semana!

Além disso, o curso vem acompanhado com um modelo de lista de compras, indicando os itens que são perecíveis ou não perecíveis, para ajudar na organização da despensa e no planejamento da sua compra.

O curso tem a intenção de te ensinar tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegetariana, e te ajudar a colocar isso em prática!

O objetivo é que o curso sane principalmente as características a seguir:

1- Mostrar as evidências científicas que comprovam que você pode ter uma dieta perfeitamente equilibrada e saudável com a alimentação vegetariana, sem prejuízos para o seu corpo.

2- Esclarecer as principais dúvidas que as pessoas tem sobre alimentação vegetariana.

3- Fornecer ferramentas práticas para que você possa planejar refeições super nutritivas, saborosas e diferenciadas.

O conteúdo é dividido em 8 módulos, que são:

  • Módulo 1: Histórico, conceitos e definições
  • Módulo 2: Benefícios Parte I – Saúde humana
  • Módulo 3: Benefícios Parte II – Ética, compaixão, meio ambiente e sustentabilidade
  • Módulo 4: Como equilibrar o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras
  • Módulo 5: Vitaminas e minerais
  • Módulo 6: Tudo sobre a vitamina B12
  • Módulo 7: Prato vegetariano equilibrado e opções para variar o cardápio

Com todos esses assuntos, o curso é super completo e vai te dar a base que você precisa!

Além disso, esse curso aborda vários aspectos da alimentação vegetariana, inclusive aqueles um pouco mais técnicos, e, por isso, é voltado para todos que estão iniciando e querem aprender mais, até mesmo para nutricionistas e profissionais que trabalham com isso e precisam de uma base maior de conhecimento.

Caso tenha se interessado no assunto e queira saber mais sobre o nosso curso de alimentação vegetariana, ACESSE AQUI e confira tudo o que separamos especialmente para você!

Aguardamos sua visita 🙂

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉

Não esqueça de deixar seu comentário! É muito importante para nós 😀

Viver Vegano (Logo)

Alguma sugestão? Mande uma mensagem!

Ebook download 10 receitas

Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?

Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes. 

Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.

Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.