Viver Vegano

O que é ser vegano?

Essa é uma dúvida muito comum das pessoas.

Pizza para Vegano

O que é ser vegano?

Nota dos Leitores:
4.4/5

Muitas pessoa não sabem o que é ser vegano.

Com o passar dos anos, a alimentação vegana e vegetariana foram crescendo muito e conquistando seu espaço.

Devido a isso, donos de lanchonetes, restaurantes e similares, viram a necessidade de se informar melhor, sobre o que significa para alguém ser vegano e como funciona sua dieta, com a intenção de ter opções para agradar essas pessoas.

De início, é importante explicar melhor a diferença entre quem é vegano e quem é vegetariano.

Geralmente, quando as pessoas pensam em mudar sua alimentação para uma dessas duas, tendem a começar pelo vegetarianismo. Isso porque, ao se tornar vegetariano, você passa a excluir apenas a carne branca e vermelha de origem animal da sua alimentação.

Por mais que seja apenas remover um tipo de alimento da sua rotina, é algo um pouco difícil de se adaptar, afinal, a maioria das pessoas passam anos consumindo a carne animal como sua principal fonte de proteínas, se alimentando com ela diariamente.

Já no veganismo, você exclui todos os alimentos de origem animal da sua alimentação, isso inclui não apenas a carne animal branca e vermelha, mas também todos os produtos como queijo, ovos, mel e outros, que são fabricados através da exploração dos animais.

Isso acontece porque, quando você opta por se tornar vegano, a ideia é que passe a parar de contribuir totalmente com o consumo de produtos que sejam feitos com base na morte ou exploração dos animais.

 

Características dos veganos:

Ser vegano, vai muito além de apenas mudar seus hábitos alimentares como descrito acima, ao tomar essa decisão eles também passam a mudar a sua ética e seu estilo de vida por completo.

Por isso separamos uma lista, do que é ser vegano e o que eles fazem ou não.

1) Eliminar todos os alimentos de origem animal

Isso significa que, além de pararem de consumir alimentos de origem animal, eles também param de comprar qualquer tipo de roupa que tenha essa origem, como as que usam couro, peles, lã, seda e outras.

2) Evitar empresas que realizam testes em animais

Veganos costumam ser pessoas muito preocupadas em boicotar, coletar assinaturas para manifestações e afins, para combater empresas que fazem a fabricação dos seus produtos utilizando testes em animais.

Até alguns anos atrás esse procedimento era muito comum, principalmente por marcas que fabricavam produtos de beleza ou relacionados, como perfumes, batons, entre outros.

Por toda a polêmica que já foi causada por casos de empresas que faziam testes em animais para testar diversos dos seus produtos, como foi o caso do que aconteceu com a Avon, muitas outras organizações desse setor perceberam que já era algo que precisava ser mudado.

A empresa ‘O Boticário’ por exemplo, que não testa seus produtos em animais desde 2000, passou a ser uma das primeiras opções para os veganos, pois já não realizava esse procedimento muito antes de se tornar algo procurado pelas pessoas, o que a fez estar na frente quando isso passou a ser um pré-requisito para muitos.

Frasco de Perfume

3) Não ir a lugares que prendam ou explorem os animais

Além desses fatores, os veganos também não vão a nenhum tipo de lugar ou evento que tenha exploração ou prenda os animais, como é o caso de zoológicos, circos, rodeios, corridas de cavalos, e qualquer coisa similar.

 

4) Não comprar animais

Veganos nunca compram animais, como cachorros, gatos e outros, pois sabem que por trás disso há a exploração de outros animais, principalmente na venda de animais de raça.

Além da exploração, eles também não compram animais porque há muitos nas ruas ou em abrigos, que estão abandonados e sem lar.

 

5) São pessoas normais

As pessoas veganas se importam muito com os direitos dos animais, não são pessoas ‘hippies’ e nem ‘estão de dieta’, como muitos pensam.

Os veganos são pessoas normais, que tem suas profissões, vida pessoal e religião como qualquer um, mas se preocupam muito com não contribuírem com a exploração e morte dos animais por puro capricho, afinal isso não é necessário para nós conseguirmos ter uma boa e saudável alimentação.

 

Qualquer um pode ser vegano!

Basicamente, os veganos são super interessados em fazer o possível para mudar esse cenário e para que as pessoas entendam o quanto é algo que todos podem fazer, basta ter interesse e disciplina para que seu corpo e organismo se adaptem a esse outro estilo alimentar.

O veganismo funciona como uma reeducação alimentar, afinal, sentimos vontade e necessidade de comer apenas aquilo que estamos acostumados. Nosso organismo pode se adaptar a esse novo modo de se alimentar, basta dar o primeiro passo e não desistir.

Ao se tornar vegano, a pessoa passa a ter uma alimentação baseada em alimentos de origem vegetal, excluindo qualquer um de origem animal.

Já sei o que você deve estar pensando: “Se eu me tornar vegano, nunca mais vou poder comer alimentos industrializados, fast food e tomar refrigerante?”

E por incrível que pareça a resposta é não, você ainda vai poder fazer tudo isso, sem interferir na sua dieta!

É claro que você sempre deve ter certos cuidados, saber o que vai em alguns alimentos industrializados, comprar fast food vegano, mas hoje em dia existem muitas opções e produtos feitos especialmente para essas pessoas, que continuam super saborosos.

Veganos ainda podem beber, se divertir no cinema, teatro, parque, etc. E tudo isso não vai mudar.

Vantagens de se tornar vegano:

Listamos aqui abaixo alguns dos principais pontos positivos e benefícios que você pode obter ao se tornar vegano.

  • Ajudar os animais

Ao se tornar vegano, você pode continuar saindo, comendo pratos deliciosos, como os das imagens acima, mesmo ao decidir se tornar vegano. A única coisa que vai mudar é que você vai passar a ter uma ética e pensamentos próprios sobre esses assuntos e tomar sempre atitudes em prol dos animais e sua liberdade.

Isso tudo, porque os animais também sentem dor, tem mecanismos biológicos, sentem falta das suas famílias e de serem soltos e livres para fazerem o que quiserem, e essas são coisas que podemos perceber claramente em todos eles.

Assim como você sente amor pela sua família, eles também fazem o mesmo, e por isso não deveriam ser tirados delas, muito menos criados a lotes, como se fossem um produto, apenas para nos agradar, tornando-se algum bicho de estimação, de ‘raça pura’, ou alimentos, roupas, bolsas e afins para nós.

  • Ter uma vida saudável – Com mais vegetais

O mais importante de você saber é que, ao se tornar vegano, isso não significa que você não irá mais ter a proteína necessária para o corpo ao eliminar a carne da sua alimentação, significa apenas que você irá substituí-la por outros alimentos que são de origem vegetal, e não animal.

Se você começar a reparar, vai perceber que muitos veganos tem uma vida e corpo mais saudável, com mais nutrientes e equilibro do que as pessoas que se alimentam com produtos de fonte animal.

Ainda, há vários tipos de veganos, pois ninguém consegue mudar tanto de uma hora pra outra, assim você pode ir se adaptando e mudar aos poucos.

  • Contribuir com o meio ambiente

Além de todos os benefícios que você pode trazer aos animais se tornando vegano, também pode contribuir muito para o meio ambiente.

Essa contribuição pode acontecer porque ao eliminar os produtos de origem animal da sua rotina alimentar, você ajuda a reduzir os gastos com água e a grande emissão de gases, que contribuem para o efeito estufa.

Isso acontece porque é utilizada muita água com a produção de carne, além de os animais da pecuária contribuírem bastante para o efeito estufa.

Desse modo, o vegetarianismo contribui muito com a redução dos impactos causados por esse setor, principalmente no caso do Brasil, onde a pecuária é um setor muito grande.

 

Devido a todos esses fatores apresentados nesse artigo, fica bem claro que se tornar vegano é uma decisão que pode contribuir muito para uma maior compaixão com os animais, contribuir para o meio ambiente e ajudar na sua saúde e corpo também, visto que os veganos levam uma alimentação mais saudável e eticamente responsável.

Se você se interessou pelo conteúdo desse artigo, temos muitos outros assuntos voltados ao modo de vida vegano e vegetariano aqui no nosso site.

Acesse e confira tudo o que trazemos sempre aqui de curiosidades e informação, especialmente para você!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉

Não esqueça de deixar seu comentário! É muito importante para nós 😀

Viver Vegano (Logo)

Alguma sugestão? Mande uma mensagem!

Ebook download 10 receitas

Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?

Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes. 

Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.

Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.