Viver Vegano

Meio ambiente e o impacto de ser vegano

Como exatamente uma pessoa vegana pode ajudar o meio ambiente.

Vegano meio ambiente veganismo

Meio ambiente e o impacto de ser vegano

Nota dos Leitores:
4.4/5

Antigamente os veganos eram uma parte bem pequena e não muito influente da sociedade.

Mas hoje em dia, devido ao grande aumento do número de adeptos do veganismo, que cresce mais a cada dia, e em todo o mundo, algumas questões apontadas por esse grupo, como o meio ambiente, passaram a ser levadas mais a sério.

Isso porque os veganos, ao optarem por seguir uma alimentação baseada em vegetais e excluindo a carne, não só ajudam a reduzir a crueldade, exploração e morte dos animais, mas, ao seguir essa dieta, eles também contribuem para o meio ambiente e para terem uma vida mais saudável.

Vamos falar um pouco agora sobre como exatamente uma pessoa vegana pode ajudar o meio ambiente, apenas mudando sua alimentação.

Não é de se surpreender que esse seja um motivo muito importante para uma pessoa vegana, afinal, como já dissemos em outras publicações aqui do site, um vegano não é apenas uma pessoa que não come nenhum alimento de origem animal.

Um vegano é uma pessoa que tem sua ética e seus valores voltados a tomarem decisões que sempre contribuam para o melhor estado dos animais e do meio ambiente.

É claro que uma única pessoa sozinha não vai fazer muita diferença, mas, se cada um fizer a sua parte, podemos tornar o mundo um lugar melhor, com mais qualidade de vida e sustentabilidade.

Se você reduzir seu consumo de alimentos de origem animal, já irá ajudar muito e vamos te mostrar isso ao longo desse texto.

Contribuições do veganismo para o meio ambiente

Você pode estar pensando: “Mas como apenas cortar os alimentos de origem animal da minha alimentação diária pode ajudar tanto assim?”

Acredite, ajuda muito, muito mesmo, e você já vai entender disso um pouco melhor.

Dê uma olhada em alguns dados, retirados do site biO2 que separamos para você: 

Ao ser vegetariano por um dia:

  • 14 kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera;
  • 3.400L de água são economizados;
  • 7 kg de grãos deixam de ser produzidos ou são redirecionados;
  • 24m2 de terras são preservadas.

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira.

Ao deixar de consumir 1kg de Carne Bovina:

  • 17.100L de água são economizados
    335kg de CO2 deixam de serem emitidos para atmosfera

Fonte: Sabesp.

Esses dados são animadores para nós, pois assim podemos ter certeza de como podemos ajudar os animais e o meio ambiente se apenas mudarmos a nossa alimentação!

Não há como negar, ser vegano pode trazer muitas vantagens ao planeta, além da sua saúde. E o lado bom é que, quanto mais adeptos, mais esses resultados positivos poderão ser vistos em escala global.

Por isso, devemos fazer tudo ao nosso alcance para mudar esse cenário.

Agora vamos listar e falar mais detalhadamente das principais contribuições de ser vegano para o meio ambiente.

Vamos lá?

 

1) Redução da emissão dos gases relacionados ao efeito estufa

Com a pecuária e a quantidade de gado que temos atualmente, esse setor corresponde a 15% do total das emissões de gases do efeito estufa da população mundial.

Já no Brasil, segundo dados do Mundo Educação – Uol, “estudos mostram que a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases estufa, principalmente do gás carbônico (CO2) e do metano (CH4).”

Essa contribuição é muito alta, porque os gases estomacais dos animais contêm metano, que é um dos principais gases contribuintes para o efeito estufa.

Talvez não pareça que é tanto assim, mas para você ter noção, cerca de 45% de toda a área terrestre é coberta por locais de criação de animais.

É claro que esse fator da pecuária é muito ruim, mas outros alimentos, como o ovo, também são negativos, pois contribuem bastante para os gases do efeito estufa na sua fabricação.

Mas o bom é que, ao ser vegano, você está deixando de consumir, tanto a carne quanto o ovo e, consequentemente, ajudando a reduzir esses gases.

Meio ambiente efeito estufa

2) Redução do desmatamento

Para aumentar a produção da carne é necessário que aumente a pecuária. E para ter espaço para a pecuária, é necessário o desmatamento.

Não é nenhuma novidade para nós a quantidade de floresta desmatada para a criação de animais.

Segundo os dados do site biO2, a criação de animais é responsável por 91% da destruição da Amazônia.

Além disso, 200 mil hectares de floresta são perdidos a cada 1 minuto para a agropecuária.

Esses dados são muito alarmantes, pois nos mostram quanto desmatamento é praticado a cada minuto e nos revela uma situação insustentável a longo prazo.

Por isso devemos contribuir como pudermos para mudar isso.

 

3) Reduzir a extinção de espécies

O desmatamento provoca perda de biodiversidade devido ao corte de árvores e, ás vezes, florestas inteiras. Isso causa a fuga dos animais que habitavam esses locais.

Isso porque o processo de desmatamento, e remoção da cobertura vegetal do local, fará com que o ambiente mude muito, tornando-se inabitável para muitas espécies.

Além disso, as poucas espécies desses locais que se adaptam e conseguem sobreviver, mesmo assim, geralmente são mortas pelos latifundiários e fazendeiros. Isso porque eles podem acabar prejudicando ou entrando em conflito com os animais do seu gado.

 

4) Reduzir o desperdício e poluição da água

O setor agropecuário, mais uma vez é o vilão da história.

Para a produção de carne animal, todos os dias é gasta uma quantidade muito alta de água.

Segundo dados da organização internacional Water Footprint, mais de cerca de 15 mil litros de água são necessários para produzir 1kg de carne bovina.

Se estivermos falando de outras carnes, como porco, frango e etc, a quantidade de água por kg de carne é inferior a bovina, mas ainda muito maior que as opções vegetais.

Além da quantidade exorbitante de água gasta, as empresas do setor pecuário também despejam muitas sujeiras e resíduos tóxicos na água, a tornando poluída.

Se você quer mudar isso, não precisa conseguir virar vegano da noite para o dia, mas se deixar de comer carne um dia da semana, por exemplo, você irá economizar 3.400 litros de água, o planeta agradece e não é tão difícil assim.

 

5) Reduzir o desperdício de alimentos

Sabemos que todos os dias há pessoas morrendo de fome, enquanto há muito alimento estragando e sendo jogado fora.

Mas o que os veganos tem a ver com isso?

Bom, aproximadamente 79% das proteínas produzidas pela agropecuária no Brasil são usadas como ração para animais domésticos e o gado.

Ou seja, esses alimentos na sua maior parte, são utilizados basicamente para alimentar o gado, que irá virar, depois de um tempo, nosso alimento também.

Isso significa que esse alimento que está sendo usado para alimentar o gado, engordando-os para depois matá-los, poderia estar sendo usado para alimentar pessoas.

Se mais pessoas fossem veganas, e se toda essa proteína não estivesse sendo usada para alimentar o gado, poderíamos estar alimentando mais pessoas com ela e seríamos até mesmo capazes de erradicar a fome no mundo!

Olha só essa frase:

“A mesma quantidade de terra que é usada para pastagens e alimentação do gado, alimentaria dez pessoas, mas se cultivada com lentilhas, feijões ou ervilhas, alimentaria centenas.” – Alexandre von Humboldt

Se fosse assim, poderíamos ter uma capacidade de produzir mais alimentos, com menor uso de terras e menor desperdício de água. Seria bom se todo mundo fosse vegano, né?

 

Bom, esses foram os principais impactos positivos de ser vegano para o meio ambiente que separamos para você.

Caso tenha gostado do conteúdo desse artigo, envie para os seus amigos e familiares, quem sabe assim eles não percebem o bem que podem fazer para o meio ambiente e se tornam veganos também. Não custa tentar haha

Aqui no Viver Vegano estamos sempre trazendo conteúdos relacionados a esse, acompanhe nossa página e confira!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉

Não esqueça de deixar seu comentário! É muito importante para nós 😀

Viver Vegano (Logo)

Alguma sugestão? Mande uma mensagem!

Ebook download 10 receitas

Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?

Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes. 

Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.

Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.