Viver Vegano

Alimentos veganos Gurmet

Você sabe o que é uma comida gourmet?

Alimentos Muqueca coxinha e estrogonofe

Alimentos veganos Gurmet

Nota dos Leitores:
4.4/5

Você sabe o que é uma comida gourmet?

Bom, os pratos gourmets são aqueles mais bem elaborados, pensados em cada detalhe, feitos com muito capricho e ingredientes selecionados.

Além disso, quando falamos de alimentos gourmet estamos nos referindo a alta cozinha, a arte culinária da boa comida e bebida.

Por isso, é muito comum que todos nós tenhamos a preferência em comer alimentos assim.

E é nesse momento que surge a dúvida, existem opções de alimentos gourmet para os veganos?

Sim, com certeza. Atualmente a culinária vegana tem crescido muito e então surgiram excelentes opções de alimentos gourmet, tanto em restaurantes, como opções que você pode fazer em casa.

É importante frisar que os alimentos gourmet costumam ser um pouco mais caros nos restaurantes, pois dão mais trabalho e os ingredientes também custam mais, por serem frescos e selecionados.

Já se você optar por fazê-los em casa, terá mais gastos apenas com os ingredientes da receita, as duas são boas opções, fica a sua escolha.

Aqui nesse artigo separamos uma lista com os pratos mais interessantes para você fazer na sua casa, ou pedir num restaurante caso tenha-os achado apetitosos.

Vamos lá?

Lista com os melhores alimentos veganos gourmet

1) Hambúrgueres veganos

Calma, essas receitas que vamos te mostrar são totalmente veganas.

O hambúrguer vegano é uma opção muito saborosa, principalmente na versão gourmet, onde é mais caprichado. Com certeza você vai adorar!

Abaixo separamos duas opções desse prato, e você pode escolher a que achar melhor, ou até misturar os ingredientes e fazer sua própria versão.

  • Hambúrguer vegano de grão de bico

O grão de bico é algo que já costuma fazer parte dos alimentos de rotina de um vegano. Mas você já pensou em usar ele no hambúrguer?

Pode parecer estranho, mas tem um resultado muito bom.

Para fazê-lo você precisará preparar o hamburger separadamente, pois nessa receita ele é feito à mão, e não comprado pronto.

Para o hambúrguer você deve colocar grão de bico cozido, aveia em flocos, caril em pó e azeite. Pode adicionar o tempero a gosto, algumas sugestões são incluir itens como alho, salsa, pimenta, etc.

Frite os hambúrgueres e depois o coloque no pão, juntamente com salada, tomate, cebola, e outros ingredientes, conforme preferir e a receita que utilizar.

  • Hambúrguer vegano de carne de jaca

A carne de jaca é chamada assim apenas para não confundir com a fruta, mas não é uma carne de origem animal, ela é feita a partir da fruta verde.

Por causa do aspecto e cheiro forte, nem todos os veganos gostam muito de receitas que a envolvem, mas ela é 100% vegana, e não apresenta nenhum risco a sua dieta alimentar.

A carne de jaca é super versátil, pois pega sabor fácil com o tempero, e pode ser utilizada para preparar muitos pratos diferentes, como coxinha, hambúrguer, tortas e outros.

Ela é uma excelente opção para você colocar no lugar da carne animal ou frango, e continuar comendo receitas antigas que você gostava.

No hambúrguer, ela pode ser adicionada ao pão juntamente com a salada, molhos, tomate, cenoura e cebola raladas, e o que mais você quiser!

O hamburguer de carne de jaca é uma escolha muito boa para quem quer um alimento gourmet diferente ou uma ocasião especial, afinal, não podemos nos dar ao luxo de comer esse lanche todos os dias né?

2) Yakissoba vegano

O yakissoba é aquele prato japonês que ganhou muita fama. Ele consiste em um macarrão que é incrementado com vários legumes, carnes e molho.

Porém, esse prato além de ser bem simples de fazer, também tem sua versão vegana, que é bem nutritiva e completa, excelente para aqueles que estão procurando pratos gourmet.

Para fazer esse prato vegano, basta remover as carnes da lista de ingredientes.

Sendo assim, você deve cozinhar o macarrão e adicionar nele os legumes já prontos, que devem ter sido fritos, cozidos ou cortados previamente.

Você pode colocar quantos legumes quiser, vai de acordo com a sua vontade e o que achar melhor.

Uma ótima alternativa para deixar a refeição ainda mais completa é adicionar cogumelos, palmito, tofu, ou algum outro como esses, para dar um toque especial e substituir a carne. 

Além de ser muito prático e bom para fazer em casa, aplicativos como o China in Box e outros já tem a opção de yakissoba vegano pra você comprar.

 

3) Moqueca vegana

A moqueca é um prato típico da culinária nordestina, e também é um prato que fica delicioso e completo na versão vegana.

Nela, basta você retirar os peixes ou frutos do mar, como o camarão, e substitui-los pela banana da terra, que é uma ótima substituta, pois tem uma consistência bem similar e pega gosto fácil, absorvendo bem o sabor do caldo.

Para fazer essa receita, os ingredientes principais que você irá precisar são: banana da terra, tomate, cebola, leite de coco, pimentão, azeite dendê, e outros.

Ela é uma opção gourmet e mais diferente, muito boa para você fazer de vez em quando para variar, ideal para situações mais especiais.

Veja abaixo como o resultado fica maravilhoso e super apetitoso.

É de dar água na boca né?

Para incrementar, você pode adicionar arroz integral, farofa ou outros ao prato.

 

Moqueca banana

4) Rissole e coxinha vegana

O que pode ser mais típico de festas de aniversário ou ocasiões parecidas, que o rissole e a coxinha?

E a novidade é que eles também já têm sua forma vegana.

Separamos abaixo uma receita de cada um, porém há diversas opções de massa e recheio.

Sabendo fazer as massas você pode utilizá-las para qualquer um deles, tanto o rissole, como a coxinha, apenas variando o sabor entre vários possíveis, como carne de jaca, cogumelos, tofu e outros.

Você deve escolher a receita que preferir, todas tem massas e sabores deliciosos!

Vamos lá?

  • Rissole vegano

Para fazer a massa do rissole, você irá precisar principalmente de farinha, água e margarina vegetal.

Já em relação aos sabores, separamos aqui algumas das melhores opções para o recheio do rissole. São elas:

  • Queijo vegetal
  • Carne vegetal: Como por exemplo: carne de soja, de jaca, etc.
  • Cogumelos e palmito juntos, ou apenas um deles.

    Todos esses recheios ficarão muito bons no seu rissole, veja aquele que mais gosta e procure as receitas para mais detalhes.

   Outros ingredientes que você pode adicionar a algum desses recheios acima são milho, ervilha e etc.

 

  • Coxinha vegana

Os mesmos recheios e massas que podem ser utilizados no rissole, também servem para a coxinha.

Porém o mais comum é que seja utilizada alguma carne vegetal, uma das melhores opções é a carne de jaca, totalmente vegana e saborosa, basta temperá-la a gosto.

Observe por exemplo a imagem abaixo, que mostra uma coxinha feita com a carne de jaca:

Eai, gostou das opções de pratos gourmet e super diferentes que trouxemos hoje?

Com certeza você irá amar essas receitas, e a melhor parte é que pode tanto fazê-las em casa, quanto comprar pronto.

Há muitos restaurantes e lanchonetes que oferecem essas opções atualmente, seja nas lojas físicas ou pela internet, se você pedir não vai se arrepender!

Caso tenha se interessado no conteúdo desse artigo, fique de olho nas nossas publicações, aqui no Viver Vegano sempre estamos trazendo dicas, informações e novidades como essas para você.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉

Não esqueça de deixar seu comentário! É muito importante para nós 😀

Viver Vegano (Logo)

Alguma sugestão? Mande uma mensagem!

Ebook download 10 receitas

Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?

Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes. 

Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.

Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.