
Para quem está acostumado com a alimentação vegetariana e vegana, saiba que, recentemente, a dieta plant based também está mais famosa.
E, por causa disso, é claro que nos surgem várias dúvidas sobre como funciona essa alimentação e o que a diferencia das outras que já conhecemos melhor.
Aqueles que optam pela alimentação plant based, seguem uma dieta baseada em alimentos vegetais e integrais. Mas o que isso os diferencia dos veganos por exemplo?
Aqui nesse artigo vamos te explicar mais sobre tudo isso e sanar suas dúvidas, assim estará mais bem informado sobre a alimentação plant based e poderá decidir se ela também é interessante para você.
Vamos lá?
A alimentação plant based é mais que uma simples forma alimentar, é um estilo de vida, com o propósito de ser mais saudável.
Aqueles que praticam a dieta plant based não comem alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite, mel e outros, assim como os veganos.
Porém há algumas diferenças. Na alimentação plant based, além disso, restringem a sua dieta a apenas alimentos de origem vegetal e que não sejam industrializados, refinados ou processados.
Na alimentação planted based é considerado ideal alimentos com ingredientes frescos, minimamente processados, e fazem um corte total dos industrializados.
Isso porque, principalmente nos últimos anos, houve um interesse muito maior das pessoas em saber a origem e produção dos alimentos que consomem.
A produção de muitos alimentos, principalmente industrializados, mas até mesmo frutas e vegetais, contém uma quantidade muito grande de produtos que fazem mal a saúde e reduzem os benefícios dos alimentos, como agrotóxicos e outros.
Alimentos que não são processados e nem industrializados, costumam trazer mais benefícios a saúde, pois contam com uma quantidade maior de compostos bioativos e nutrientes, é tudo muito mais natural!
Por esses vários fatores, uma alimentação plant based é muito mais saudável para o corpo, pois a não ingestão de carne também reduz as chances de ter doenças crônicas não transmissíveis, que são uma das maiores causas de morte no mundo atualmente, como por exemplo, as doenças cardíacas.
Existem muitas pessoas que são adeptas da alimentação plant based, mas isso pode acontecer por vários motivos, não apenas por se importarem com a causa animal. Há muitos que percebem como o processo de produção da carne faz mal para o meio ambiente, outros que só querem levar uma vida mais saudável, etc.
Vegetarianos são aquelas pessoas que excluem da sua alimentação qualquer tipo de carne de origem animal, seja ela branca ou vermelha.
Veganos são os que excluem qualquer tipo de alimento que seja fabricado através da morte, exploração ou crueldade animal. Como por exemplo: carne branca e vermelha, ovos, mel, leite e outros.
Já pessoas que se alimentam com a dieta plant based são as que por diversos motivos optam por ter uma alimentação mais saudável, com ingredientes selecionados, que não são industrializados, processados e nem refinados.
Dentre a alimentação vegetariana e vegana, existem vários subtipos também, mas o mais importante para distinguir as 3 entre si são as características descritas acima.
Geralmente, a transição entre esses tipos de alimentação é feita de modo evolutivo, onde a pessoa começa com a vegetariana, depois a vegana e em seguida pode ir para a plant based.
Isso ocorre porque, como a maioria de nós esteve em uma alimentação muito diferente durante anos, quando resolve-se mudar a dieta alimentar, se tudo for feito de um modo mais calmo e progressivo, a chance de sucesso e um resultado consistente será muito maior.
Um fato em comum, entre essas três formas de alimentação, é que são escolhas de vida que envolvem comprometimento, mas se feitas corretamente, são muito boas para a sua saúde e o meio ambiente!
Uma das maiores dúvidas e receios que as pessoas tem da alimentação plant based é voltada a como fazer para não ficar sem os nutrientes necessários e recomendados para o nosso corpo.
Mas não se preocupe! O objetivo principal da alimentação plant based é justamente torná-lo mais saudável, livrando você e o planeta dos malefícios causados pelo consumo e produção de carne.
Além disso, como uma alimentação mais natural, baseada em alimentos de origem vegetal, e que não são processados nem industrializados pode fazer mal, né?
Basta tomar os cuidados necessários para que não falte, no seu prato, alimentos diversificados e que contenham os nutrientes de todos os grupos alimentares.
Mas a alimentação plant based funciona sim e proporciona excelentes resultados!
A alimentação plant based já foi testada e é recomendada por inúmeras pessoas ao redor do mundo, sendo considerada uma opção segura se tiver a orientação certa.
Ela pode ser feita por pessoas de qualquer idade, sem restrição.
Porém para todos que pretendem começar, o ideal é consultar um médico ou nutricionista e receber suas orientações, pois todas as dietas, como essa, devem seguir um acompanhamento e ter cada alimento na medida certa, para que o prato seja saboroso e nutritivo.
De nada irá adiantar você comer muitas vezes uma única fruta, vegetal, legume ou outro alimento. O recomendado é que tenha um prato bastante variado, assim ele será mais rico e saudável.
A má coordenação desses alimentos, poderá sim resultar numa falta de determinados nutrientes. Por isso, sempre pesquise bastante sobre o assunto e procure um médico antes de dar início a esse tipo de alimentação.
A proteína que costuma ser proveniente da carne e do ovo, por exemplo, também pode ser substituída pela proteína vegetal, que é obtida em alimentos como: feijão, grãos integrais, lentilha, ervilha, oleaginosas, leguminosas, vegetais e sementes em geral.
Por isso, não se preocupe com a chance da alimentação plant based ocasionar a falta dos nutrientes necessários ou trazer algum outro prejuízo, esse tipo de situação só irá acontecer se você tiver um consumo mal orientado.
Faça um cronograma bem definido, dos quais alimentos vai comer cada dia da semana e em cada refeição. Varie bastante.
Além das diversas vantagens para a saúde que já falamos acima, essa forma de alimentação pode contribuir muito para o planeta.
Isso porque, todos os dias, muita água é desperdiçada e áreas de florestas são desmatadas para a criação de gado da pecuária, algo que causa prejuízos enormes para a humanidade.
Outra vantagem da alimentação plant based é a colaboração e compaixão com a causa dos animais.
Ainda podemos citar como um grande benefício, dessa dieta, a contribuição para o emagrecimento.
Emagrecer, em muitos casos, pode acabar sendo uma consequência, pois apesar de não ter isso como principal objetivo, a alimentação plant based passa a ser mais nutritiva e equilibrada, além de estar associada a prática de atividade física.
Essa alimentação é focada nos vegetais e em itens da melhor qualidade, que fazem muito bem, o que a torna mais natural e saudável. Por isso, é capaz de trazer resultados extraordinários para o seu bem estar e qualidade de vida!
E então, gostou das dicas e quer aprender a culinária Planted Based de uma forma fácil e descomplicada, preparando os alimentos, com receitas e ingredientes?
Descubra o método exclusivo que o chef Thiago Medeiros desenvolveu para levar uma alimentação Plant Based sem dificuldades e complicações. Recomendamos muito e você pode acessar no card abaixo!
Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉
Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?
Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes.
Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.
Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.