
Está procurando opções variadas e deliciosas para comer no seu almoço vegano?
Estamos aqui pra te ajudar!
É muito comum que, com a correria do nosso dia a dia, tenhamos certa dificuldade para nos alimentar corretamente, com opções diferentes e nutritivas.
E isso pode ser um problema maior ainda para os veganos, que não consomem nenhum alimento de origem animal, como carne, ovos, leite e outros, mas, ainda assim, precisam tomar todos os cuidados para ter refeições equilibradas com variados alimentos de origem vegetal que supram os nutrientes necessários para o corpo.
Sabemos que não é fácil e, por isso, separamos aqui alguns pratos que você pode ir variando durante os dias da semana para obter cardápios mais atrativos e interessantes, que são excelentes opções dentro da alimentação vegana.
Vamos citar abaixo vários pratos que são excelentes opções para você se alimentar na sua rotina, e os ingredientes principais de cada um.
Porém, cada receita pode variar um pouco e isso irá depender do seu gosto particular. Por isso, iremos dar os nomes de cada prato, explicar melhor sobre eles e então você pode escolher os que preferir.
E se você quiser saber os detalhes da preparação e os modos de preparo passo a passo, basta adquirir algum curso dos nossos parceiros que estão nos cards aqui no blog. Certamente você não vai se arrepender!
As opções que daremos aqui, são todas de refeições nutritivas, mas simples e práticas de fazer, pra você conseguir implementar com muita facilidade.
Vamos lá?
Se você é daqueles que pensa que salada não serve para almoço ou jantar pois não mata a fome, está muito enganado.
É claro que a salada é um alimento mais leve, mas você pode incrementá-la adicionando outros ingredientes, e ela com certeza irá te deixar satisfeito.
Há diversos tipos diferentes de saladas que são mais bem elaboradas e usadas como prato principal e não acompanhamento na dieta vegana. Você pode ver essas opções que vamos colocar aqui e até mesmo criar uma diferente, de acordo com o que mais gosta.
1) Salada de pote
Essa opção é excelente, inclusive para você que precisa levar marmita.
Nela vai feijão-fradinho, cenoura, beterraba, pepino e outros ingredientes, conforme a sua preferência.
É super saudável, nutritiva e saborosa!
Além disso, é muito prática de fazer, basta preparar todos os ingredientes acima separadamente, depois juntá-los todos cortados num pote, e temperar a gosto.
Você já conhece a quinoa? É uma semente rica em aminoácidos, fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, além de ter cálcio, ferro, e ômega 3.
Ela é uma opção que faz muito bem. É considerada, inclusive, um superalimento devido a todas as suas vantagens e por isso não pode faltar na sua alimentação vegana.
Na salada de quinoa vai principalmente: cebola, quinoa, tomate, cenoura, brócolis e outros itens conforme escolher.
Essa salada é uma excelente opção para o almoço, pois tem ingredientes como: feijão-fraldinho, arroz cateto integral, cebola e maça em fatias. Por isso, ela é muito completa e te dará bastante energia!
Ela precisa de uns 45-50 minutos para ficar pronta, pois a abóbora é levada para assar aproximadamente 40 minutos no forno, o que leva um tempinho a mais, porém é bem simples de fazer.
Essa, por ser uma salada que inclui o macarrão tipo penne, também é ótima para matar a fome.
Geralmente ela é feita com manjericão / rúcula, tomate e castanhas de caju ou nozes picadas.
Mas é claro que você pode adicionar outros itens e temperos a gosto, e deixá-la ainda melhor.
Você pode consumir qualquer uma dessas saladas no almoço ou jantar algumas vezes por semana, que estará ingerindo alimentos saudáveis e bem balanceados.
Agora que já te mostramos essas opções de salada, vamos aos outros itens da lista!
E quem diria que até estrogonofe sem frango já existe?
Há uma opção desse prato feita para os veganos, onde os ingredientes principais são cogumelo, palmito e cebola. Tem outras que colocam grão de bico também, no lugar do palmito.
Além disso, para fazer a calda do estrogonofe, não pode faltar a mostarda, ketchup e molho de tomate.
Olhando as imagens o estrogonofe vegano fica bem parecido com o estrogonofe de frango comum, mas o gosto é um pouco diferente, porém ainda é muito saboroso.
Dica: Já postamos aqui no site uma receita de estrogonofe vegano que também fica uma delícia! Acesse aqui e seja feliz! 😊
Para temperar, você pode colocar itens como pimenta-do-reino, alho, alecrim e outros, de acordo com o que desejar.
E o resultado fica incrível como na imagem acima, é uma excelente opção e bem completa para variar no seu almoço ou jantar e deixá-los mais apetitosos.
Existem receitas veganas onde o arroz é servido como prato único.
Isso mesmo, assim ele não precisará de nenhum acompanhamento e é uma opção super simples de fazer e nutritiva.
Vamos mostrar os 2 principais pratos que utilizam o arroz. São eles:
Nele você irá preparar o arroz que consome, seja branco ou integral, juntamente com os legumes da sua preferência.
Dentre os legumes que são mais utilizados temos: cenoura, brócolis, abobrinha, cebola, pimentão, milho, ervilha, tomate e outros.
Alguns deles você deve cortar em cubos e cozinhar junto com o arroz.
Outros, como o tomate, milho e ervilha, que já costumam vir prontos para uso, você pode adicionar ao prato quando o arroz estiver finalizado.
Esse arroz segue um preparo muito semelhante ao anterior.
Seus principais ingredientes são o arroz branco ou integral e a lentilha.
Muitas pessoas também gostam de dourar as cebolas e adicioná-las ao prato.
Esse é um prato típico brasileiro muito amado, principalmente pelos nordestinos.
A boa notícia é que agora ele também tem sua versão vegana. E além disso, ela é muito saborosa!
Nesse prato vão alguns ingredientes principais: banana da terra, tomate, pimentão, cebola, pimenta, leite de coco, e outros.
Caso você tenha ficado em dúvida sobre o leite de coco, não se preocupe, ele é 100% de origem vegetal, diferente do leite industrializado comum. Já ensinamos aqui como fazer o leite de coco na sua própria casa!
Além disso, na moqueca vegana você também pode adicionar arroz como acompanhamento, caso goste.
E a melhor parte é que você pode fazer esse prato como almoço de vez em quando na sua semana, ele é um pouquinho mais incrementado, mas tem um resultado maravilhoso!
Essa é uma opção muito deliciosa!
Há quem diga que até comeria todos os dias.
A lasanha de berinjela é um prato famoso até entre os não veganos, por ser uma opção prática e muito saborosa.
Nela, os principais itens são: berinjela, extrato de tomate, cebola e queijo vegano.
Há receitas caseiras de queijo mussarela vegano e queijo de batata vegano. Para fazê-los é utilizado algum leite vegetal, como o de amêndoas, polvilho, entre outras coisas, conforme cada receita. Mas não se preocupe, são opções veganas e seguras.
Caso prefira, pode optar por não colocar o queijo e adicionar molho, noz moscada e outras coisas para incrementar, há diversas opções.
Além disso, podem ser adicionados outros ingredientes e temperos a gosto, conforme a receita que escolher e sua preferência.
Bom, essas foram as nossas 9 dicas de maravilhosas de receitas para você fazer no almoço ou jantar, respeitando a sua dieta vegana e trazendo opções mais interessantes e atrativas!
Gostou desse conteúdo? Aqui no Viver Vegano sempre estamos trazendo dicas e informações relacionados a alimentação vegana para você.
Acompanhe nossas publicações e esteja sempre antenado nas novidades!
Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉
Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?
Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes.
Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.
Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.