
Sabemos que se tornar vegano não é algo simples.
Por isso muitas pessoas que querem começar a mudar sua alimentação para a vegana, já pesquisaram bastante sobre o assunto, mas ainda assim sentem dificuldade em saber como fazer isso da maneira correta, e de fato sair da teoria e colocar em prática.
Isso porque se trata de uma mudança muito grande de algo que você esteve acostumado por anos e agora precisa passar por um processo de reeducação alimentar.
Mas é algo totalmente possível de acontecer, você só precisa se organizar bem antes de começar a alimentação vegana.
Nesse artigo, vamos te dar várias dicas que você pode usar para começar.
Vamos te apresentar aqui vários passos e opções, não há um modelo pronto e único para começar, tudo depende e vai de acordo com cada pessoa.
O que você precisa é abstrair todas essas informações e decidir o que acha melhor para você, e assim traçar um plano do que vai fazer, e segui-lo depois.
A parte mais importante, antes de começarmos é que você entenda que é sim totalmente possível para você conseguir se tornar vegano.
Não existe uma fórmula mágica, tudo vai depender da sua dedicação e do que mais combina com você!
Dicas pra começar
Separamos aqui as melhores dicas para você conseguir começar com o pé direito e sem olhar para trás.
Independentemente se você já tiver ou não tentado antes e não deu certo, ou está com receio de começar e não continuar, dê uma olhada no que trouxemos para você, tenho certeza que alguma dessas coisas vai te ajudar.
Esse é um dos passos mais importantes.
É onde você precisa decidir se é isso que você quer de verdade. Você quer ser vegano? Está realmente disposto a isso?
E todas essas perguntas são essenciais para que você siga adiante.
Isso porque tem muitas pessoas que acham bonito e poético ser vegano ou vegetariano, e decidem começar, mas depois sentem que abrir mão da carne é um sacrifício, pois vão sentir muita falta do gosto ou algo assim.
Só que é aí que começa o problema, abrir mão da carne e de todos os alimentos de origem animal deve sim ser algo difícil, pois fomos acostumados a vida inteira a se alimentar com elas. Porém, isso também deve ser algo prazeroso, que você faz devido a sua ética e valores pessoais, pois sabe que irá beneficiar os animais e o meio ambiente com sua decisão.
Então lembre-se, com convicção e força de vontade, você poderá se tornar vegano de uma forma bem fácil e, seguindo as dicas aqui do ViverVegano, todo o processo vai ser ainda mais tranquilo.
Começar devagar é a nossa próxima dica.
Muitas pessoas quando querem começar a mudar sua alimentação, já passam para o veganismo direto, sem cogitar todas as opções.
Digo isso porque, se você já começar com o mais difícil, a chance de conseguir de cara é muito menor. Fazer isso é o mesmo que ter começado a jogar futebol há dois dias e já querer ganhar um campeonato.
Pode parecer difícil se adaptar à alimentação vegana, mas se você fizer isso com mais calma, respeitando o tempo do seu corpo e sua capacidade de adaptação, tudo será muito mais fácil.
Se você já começar querendo cortar carne branca e vermelha, queijo, ovos, leite, mel, e todos os outros alimentos de origem animal de uma vez, será muito mais difícil.
Até porque, ao começar a alimentação vegana você precisa passar por todo um processo de reeducação alimentar, suas compras do mês vão mudar, seus pratos preferidos e seus hábitos diários.
Por isso, até você chegar no resultado final que deseja é preciso ‘dar tempo ao tempo’, como diz o ditado popular.
Desse modo, você pode ir cortando um alimento por vez e, quando perceber que já está acostumado a ficar sem ele, e se sentir seguro em relação a isso, não tiver mais tanta vontade, nem nada do estilo, pode começar a tirar algum outro, tudo com muita tranquilidade e paciência.
Outra opção é você iniciar sendo vegetariano, cortando apenas a carne, que é o mais difícil, e depois ir mudando a sua alimentação aos poucos.
Assim, será mais fácil atingir um resultado consistente e conseguir permanecer sendo 100% vegano no final, sem querer olhar para trás!
Ao se tornar vegano, você abre mão de duas das principais fontes de proteína, a carne e o ovo.
Para muitos, se tornar vegano significa abrir mão do sabor, e ficar sem todos os nutrientes necessários para o corpo.
Mas isso não é verdade, você precisa investir em outras fontes de proteínas e nutrientes para o seu corpo, que venham de origem vegetal.
Além disso, não basta apenas procurar qualquer substituto, você precisa procurar opções de alimentos e pratos que sejam gostosos e apetitosos, que te deem vontade de comer.
Afinal, ninguém gosta de comida sem graça, por isso você deve buscar lanchonetes, restaurantes e procurar receitas que pode fazer em casa, tornandocada refeiçãoem um momento esperado e especial do seu dia.
Dê uma olhada nos pratos a seguir:
Vai me dizer que não te deu vontade de experimentar? A melhor parte é que com o crescimento do veganismo, a cada dia aparecem novas e deliciosas opções de pratos para você testar!
Assim, você com certeza não vai sentir nenhuma dificuldade de ir se adaptando, quando parar pra perceber, vai ver que já passou 1 dia, 1 semana, e você nem sentiu falta daquele alimento que antes comia todos os dias.
Para quem está começando na alimentação vegana, é muito comum que uma dessas coisas aconteça.
Como você está passando por um processo totalmente diferente do que está acostumado, é normal ter medo. Medo de errar e ficar sem algum nutriente, medo de não conseguir levar adiante, mas isso tudo acontece.
Tudo aquilo que é novo, que não conhecemos tão bem, dá medo. E quando vemos o primeiro obstáculo ou damos um passo errado, sempre pensamos em desistir.
Mas acredite, você consegue sim!
Com essa sua decisão, você pode contribuir muito para os animais e com o meio ambiente, e ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.
Tudo o que você precisa fazer é pesquisar bastante sobre o assunto antes de começar, a ponto de se sentir mais seguro, ver as diversas opções de alimentos que tem hoje para substituir a carne e o ovo, e então dar o primeiro passo e finalmente começar.
Depois de começar, é muito importante que você persista na tentativa de se tornar vegano ou vegana e continue se alimentando assim, até que seu corpo esteja completamente acostumado com isso e suas necessidades mudem.
Ninguém começa algo já sendo expert. Por isso, caso você tenha alguma dificuldade em se adaptar ao veganismo ou queira mais dicas para começar, procure ajuda.
Essa ajuda pode vir de páginas como aqui no ViverVegano, que tem várias curiosidades e informações que podem te ajudar na sua rotina e adaptação.
Além disso, você também pode procurar uma nutricionista ou amigos que também estejam começando ou já são veganos faz algum tempo, eles também podem te falar sobre algumas opções de dietas, dizer o que dá mais certo, e tirar algumas das suas dúvidas.
Bom, basicamente foram essas as 5 principais dicas que trouxemos aqui para você nesse artigo.
Caso se interesse sobre esse assunto, acompanhe nosso site, sempre estamos postando conteúdo relacionado ao veganismo, vida saudável e tudo mais!
Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉
Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?
Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes.
Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.
Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.