
Existem muitas informações incorretas a respeito de quem é vegetariano que são compartilhadas pelas pessoas todos os dias.
Isso acontece, principalmente, porque há ainda, muito desconhecimento e preconceito sobre a alimentação vegetariana, mesmo com o grande aumento de adeptos a esse estilo de vida.
Sabe quando uma pessoa fica procurando empecilhos e razões só para justificar o porquê não fazem determinada coisa, quando na verdade elas não fazem simplesmente porque não querem ou algo do estilo?
Bom, isso acontece muito. Muitas pessoas vivem divulgando desinformação e críticas sobre o estilo de vida vegano, ou vegetariano, apenas porque não é adepto.
Por isso, separamos para você vários mitos e verdades que todos nós ouvimos por aí, para que você possa finalmente saber e entender melhor o que é ou não verdade.
Assim, você vai estar mais bem informado e sabendo o que fazer em todos os casos!
Vamos lá?
Essa é uma dúvida muito recorrente nos mitos ou verdades sobre a alimentação vegetariana. E a resposta é esta: É mito.
Esse é um dos principais mitos que ronda o vegetarianismo.
Assim como acontece com todas as dietas e formas de alimentação, a vegetariana também precisa ter um equilíbrio entre todos os nutrientes e tipos de alimentos.
Ao se tornar vegetariano, você não vai deixar de consumir proteína. Apenas irá substituir a proteína de origem animal pela de origem vegetal.
Nutrientes como proteína, ferro e outros, que estão presentes na carne, também são encontrados nas leguminosas por exemplo, grupo de alimentos composto por feijão, ervilha, lentilhas, soja, grão de bico e etc.
Já falando um pouco sobre os vegetarianos não serem saudáveis devido ao não consumo de carne, isso não é verdade, pois além de terem outras fontes para substituir os nutrientes, também costumam levar um modo de vida mais saudável que antes.
É preciso apenas estar atento para fazer essa substituição da maneira correta. Isso porque a proteína vegetal é diferente da animal e, por isso, pode aparecer em quantidades menores em alguns alimentos. Mas não se preocupe, a combinação de algumas dessas fontes que temos, será o suficiente para lhe dar tudo na quantidade necessária.
Isso acontece porque a maioria das pessoas passa a levar o vegetarianismo, ou veganismo, como um estilo de vida e, assim, costumam se alimentar bem, pois a maior parte de sua nutrição é baseada em alimentos de origem vegetal, que são excelentes para a saúde.
Afinal, se você só come aquilo que faz bem, como isso pode fazer mal para a saúde?
Dê uma olhada no prato abaixo, essa dica pode te ajudar a separar melhor seus pratos e não deixar faltar nenhum nutriente necessário para o seu corpo!
Esse é um dos mitos que rondam quem é vegetariano.
Quem nunca ouviu isso né?
E pode ser um grande empecilho para quem está querendo começar a ser vegetariano e ainda não conhece muito desse mundo. Muitas vezes, acham que com pouco dinheiro dará errado ou que fique sem os nutrientes necessários, etc.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo, é possível ser vegano com pouco dinheiro.
A dieta vegetariana ou vegana é baseada no consumo de alimentos de origem vegetal para substituir os de origem animal, sem que faltem os nutrientes para o seu organismo.
Mas isso não significa que precisa ser caro. O que é mais caro, 1kg de carne ou alguns vegetais e leguminosas?
Exatamente. Esses alimentos nunca foram caros. Ou seja, fuja das opções gourmet que existem por aí.
Tenha em mente, a única coisa que você precisa é variar seu prato dentre os diversos grupos de alimentos e deixar ele bem colorido, para ter uma refeição completa, saudável e equilibrada.
Existem alguns itens específicos, como castanha do Pará/caju, nozes, etc, que são sim mais caras, mas você pode optar pelo amendoim, por exemplo, que é do mesmo grupo e mais barato.
Como tudo na vida, no vegetarianismo também existem opções para todos os gostos e bolsos. Você deve pesquisar mais opções e ver o que pode fazer para manter seu prato nutritivo, mesmo com pouco dinheiro.
É verdade.
Isso acontece porque todos os dias, devido à pecuária, são causados diversos prejuízos ao meio ambiente.
Com a criação de animais para abate, muitas florestas, ecossistemas e seres vivos são destruídos. Em média, no Brasil, são desmatados 200 mil hectares a cada 1 minuto para a agropecuária, segundo dados da biO2.
Além disso, com a fabricação da carne animal, é gasta e desperdiçada uma quantidade muito grande de água. Por exemplo, 17.000 litros de água são gastos para produção de 1kg de carne bovina, segundo dados da Sabesp.
Por isso, ao ser vegano ou vegetariano, você estará contribuindo bastante para mudar esse cenário e ajudar o meio ambiente.
Mais um clássico dos mitos e verdades. Mas sim, é verdade.
A alimentação vegana e vegetariana é repleta de fontes mais saudáveis de alimentos vegetais, que substituem, principalmente, a carne.
Muitos desses alimentos de origem vegetal podem ser mais leves e fáceis de digerir para o organismo.
Como os adeptos a essas dietas costumam também querer levar uma vida mais saudável, e por isso se alimentam melhor, com pratos mais variados e equilibrados, isso pode dar uma sensação de que eles estão te “satisfazendo menos”, em outras palavras, te deixando com fome.
Essa sensação pode acontecer, principalmente, porque quando as pessoas levam uma alimentação com carne, geralmente os alimentos principais, que acompanham, são o arroz, feijão, massas e, no máximo, uma salada para acompanhar.
Isso faz com que, antes, você tivesse uma alimentação cheia de coisas que tinham o objetivo de te encher ou saciar mais, não necessariamente eram alimentos nutritivos e balanceados.
Por isso, geralmente as pessoas sentem uma grande diferença, e com a alimentação vegetariana ou vegana, podem ter fome mais rápido.
Isso não é um problema, pois, desse modo, suas refeições estarão mais leves, equilibradas e com tudo que precisam ter, você apenas pode acabar sentindo fome um pouco mais rápido que antes.
O recomendado é que a gente tenha refeições menores, comendo de 3 em 3 horas frutas, cereais, ou semelhantes, nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar.
É mito.
Os vegetarianos, em grande parte, quando vão em um churrasco, almoço e etc, com a família e amigos, apenas comentam aquilo que eles podem ou não comer, para evitar situações chatas e constrangimentos, como alguém servindo carne e você dizendo não toda hora e soando antipático.
Mas é claro que sempre tem aqueles que querem convencer todo mundo, e isso é natural, afinal, sabendo todos os benefícios que ser vegano e vegetariano podem proporcionar ao meio ambiente, aos animais e até mesmo a sua própria saúde, fica difícil não compartilhar isso com quem a gente gosta.
O único problema é que você não deve ficar falando disso o tempo todo e pra todo mundo, fale com quem tiver interesse e em situações apropriadas.
Faça isso pra evitar ser igual aquele tio chato que sempre faz a mesma piada com o pavê, entende?
Assim, ninguém vai te evitar e tudo vai ficar numa boa.
Afinal, existem muitos vegetarianos que vão a vários lugares com pessoas que se alimentam de carne e agem com naturalidade, você pode fazer isso também.
Mas se você acha que vai ter dificuldade em ver os outros comendo, e talvez sentir vontade, evite esse tipo de situação, principalmente quando estiver começando ou se forem a um lugar que você gostava muito.
Basicamente, evite ficar desconfortável ou deixar os outros assim!
Esses foram os 5 mitos ou verdades que trouxemos hoje para você. Gostou do conteúdo ou já passou por situações assim? Comente aqui, vamos adorar saber.
Caso se interesse sobre o mundo vegano e vegetariano, trazemos sempre conteúdos relacionados a isso aqui no Viver Vegano, acompanhe nossas postagens e fique sempre antenado nas novidades!
Vale lembrar que nosso blog é construído unicamente para fins informativos e didáticos. Nossos artigos são desenvolvidos pela nossa equipe de redatores. Caso você tenha uma opinião diferente ou alguma correção em tudo que postamos aqui, fique livre em nos contatar pelo link abaixo ou deixe seu comentário por aqui! Muito obrigado por participar 😉
Vai sair sem Baixar seu Livro de Receitas Gratuito?
Há tempos que a alimentação Vegana deixou de ser vista como comidas sem sabor e com falta de nutrientes.
Não deixando de lado o sabor, que convenhamos, em algumas receitas chega a ser muito melhor do que a culinária convencional.
Saiba quais são em nosso e-book, deixe seu e-mail para que possamos lhe enviar o arquivo em PDF.